domingo, 25 de maio de 2014

X Encontro Nacional de Naturismo



Naturismo - Governo do Estado e Prefeitura de Entre Rios confirmam apoio a encontro nacional que a Bahia sediará

Prefeitura de Entre Rios e Governo do Estado confirmaram o patrocínio da infraestrurura para o evento (Foto: CFF/Marcelo Franco)
Prefeitura de Entre Rios e Governo do Estado confirmaram o patrocínio da infraestrurura para o evento (Foto: CFF/Marcelo Franco)

Exatos 15 dias após a Copa do Mundo, o município baiano de Entre Rios receberá o X Encontro Nacional de Naturismo (EBN). A equipe organizadora do evento tem realizado reuniões com os poderes públicos estadual e municipal, a fim de viabilizar o evento, uma vez que este representa uma grande oportunidade no setor turístico, tanto para o município, quanto para o estado. Além disso, a intenção é melhorar permanentemente a infraestrutura da Vila.
Na tarde da última quarta-feira (21), em mais uma reunião, na sede da Secretaria de Turismo do Estado, em Salvador, ficaram definidas as responsabilidades municipais e estaduais para a realização do EBN, que é organizado pela Associação Baiana de Naturismo (ABANAT), em conjunto com o Ecovila da Mata e o Ecoparque da Mata, e tem o apoio da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), da Institute Naturist Federation (INF) e, nesta edição, da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Entre Rios e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

As secretarias apoiadoras se comprometeram a fornecer infraestrutura para o evento, como atendimento de primeiros socorros, segurança, melhoramento da estrada que liga a BA-099 (Linha Verde) à Vila, entre outros itens, conforme o projeto aprovado.

“Sempre buscamos que Massarandupió crescesse, em termos de infraestrutura. Estou certo de que estamos conseguindo”, afirmou o presidente da ABANAT, Miguel Calmon. Apesar do trabalho da comunidade naturista, o vilarejo sofre com diversos problemas, causados pela falta de investimento público, como já mostrado pelo CFF. A secretária de Turismo e Meio Ambiente de Entre Rios, Áurea Mércia Costa Pinho e Silva, afirmou que a prefeitura está com diversos projetos para a região, que irão além do apoio ao EBN. “Iremos realizar as intervenções com cuidado, em acordo com a comunidade, para não alterar as características da vila”, explicou.

Para a assessora do gabinete da Setur, Eloisa Caldeira, a realização do EBN é de extrema importância para o Estado, devido ao potencial turístico da prática naturista. Participaram também da reunião o assessor jurídico da Setur, Sérgio Dias, o conselheiro-maior para a região nordeste da FBrN, Waldo Andrade, e o presidente da FBrN, João Olavo Rosés, que lembrou que a Copa do Mundo, que trará muitos europeus à Bahia, maiores praticantes do naturismo, levará ainda mais visitantes à região, pela proximidade entre os dois eventos.

O naturismo é um conjunto de princípios éticos e de comportamento, que buscam uma vida em harmonia com a natureza. Além da questão ideológica presente no movimento, os ganhos para as localidades onde existem comunidades naturistas são muito grandes: a preservação do meio ambiente, a geração de empregos diretos e indiretos, o aumento de demanda do setor turístico e a possibilidade do incentivo ao protagonismo social são alguns deles. O poder público, por isso, deve ser um parceiro dessas comunidades, investindo na infraestrutura das localidades.

Fonte: http://www.camacarifatosefotos.com.br/todos-os-fatos/3-destaque/26582--governo-do-estado-e-prefeitura-de-entre-rios-confirmam-apoio-a-encontro-nacional-de-naturismo-que-a-bahia-sediara-.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário